Casa da Cultura
A Casa da Cultura foi o primeiro equipamento cultural a ser edificado em Campo Mourão. Localizada na avenida Comendador Norberto Marcondes, em frente à Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam, atualmente Universidade Estadual do Paraná - Unespar).
A Casa da Cultura abrigou inicialmente a Divisão de Cultura ligada ao Departamento de Educação, Cultura e Turismo. Foi inaugurada na gestão do ex-prefeito Augustinho Vecchi, em 8 de outubro de 1981, às 11 horas. A bênção às instalações foi dada pelo bispo diocesano Dom Virgílio de Pauli, que proferiu a frase:
"Hoje, Campo Mourão encontrou uma pérola finíssima".
A Casa da Cultura recebeu o nome de Tomaz Edison de Andrade Vieira, em homenagem ao presidente do conglomerado Bamerindus. Andrade foi também o primeiro gerente do Bamerindus de Campo Mourão, que prestou relevantes serviços ao Município.
Construção arrojada, em alvenaria, inicialmente contava com estrutura para abrigar a Divisão de Cultura com os seguintes espaços: sala de exposições, foyer, auditório, sala para dança, almoxarifado, copa e banheiros masculino e feminino. Entretanto, a maior parte da construção era destinada aos equipamentos da Bibilioteca mun. Prof. Egydio Martello.
Na ocasião da sua inauguração. fpo aberta uma exposição de artistas plásticos mourãoenses e do Clube Filatélico. Também foram descerradas as placas da instalção da Biblioteca Pública Municipal, Conservatório Municipal de Música Prof. Leone Di Biaggio e do auditório Aracyldo Marques.
O espaço destinado às instalações da referida Casa compunha-se de uma área total de 1.474,32 m² de construção.
Sob o idealismo de Regina Maria Pinto Follador, coordenadora da Casa da Cultura, e de Jacira Glaci de Mello, então Diretora do Departamento de Educação e Cultura, aos poucos o prédio foi sendo adaptado para abrigar também demais manifestações culturais.
No mês de agosto de 1981, iniciaram-se aulas de piano, solfejo, teoria e flauta doce, tendo entre os professores Edméia Aparecida F. Tramujas e Regina Maria Pinto Follador.
No dia 11 de dezembro de 1981, foi inaugurado o Centro Juvenil de Artes Plásticas, sob a coordenação de Jovita Vitória Nascimento Malachini. As aulas de Ballet iniciaram-se também em agosto de 1981, tendo como professora Ana Maria Ribas Neiva Portugal. Em 14 de outubro de 1984, foi inaugurado o Museu de Campo Mourão, passando a funcionar nas dependências da Casa da Cultura. Outro setor a ser abrigado no local foi a Coordenadoria de Ação Teatral, e em 21 de Abril de 1988, tendo como coordenador Carlos Walmir de Souza Soares.
Por ser o primeiro equipamento cultural edificado no Município, a Casa da Cultura está presente na memória emocional de todos os mourãoenses, que a preservam como seu precioso patrimônio cultural.